Como surgiu o bolo de aniversário?

Oi gente, tudo bem com vocês?

Hoje resolvemos trazer um pouco da história de como surgiu o bolo especial de todos os aniversários.

Espero que gostem!

Amanhã estamos pensando em trazer sobre os bolos decorados! HuMmmmMMM

bjos

Como surgiu o Bolo de Aniversário?

Esse delicioso costume teve origem nas oferendas feitas aos deuses da Antiguidade, mais especificamente, na Grécia antiga, em homenagem a Artêmis, deusa da caça, reverenciada no sexto dia de cada mês.

Como surgiu o costume de apagar velas em bolos de aniversário?

Segundo a mitologia, essa divindade era representada pela Lua, a forma pela qual protegia a Terra.
O bolo redondo, coberto de velas acesas, simbolizava a lua cheia.
O mesmo costume reapareceu não se sabe como, entre os camponeses alemães do século XIII, que inventaram a kinderfeste (festa infantil).
Essa comemoração começava ao raiar do dia, quando as velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Havia sempre uma vela a mais do que a idade da criança a cada ano, significando a luz da vida.

O aniversariante tinha de apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido, que só se realizaria se fosse mantido em segredo.

O bolo de aniversário é provavelmente a evolução de um preparado de mel e pão, no formato de uma lua, que fiéis levavam ao famoso templo em homenagem a ela em Éfeso, antiga colônia grega na atual Turquia.

Há especialistas que defendem outra teoria em que a tradição surgiu na Alemanha medieval, onde se costumava preparar uma massa de pão doce no formato do menino Jesus no Natal.
Depois essa guloseima seria adaptada para a comemoração do aniversário de crianças.

Já o uso de velas também teria sido herdado do culto aos deuses antigos, que tinham a missão de levar, por meio da fumaça, os desejos e as preces dos fiéis até o céu, para que eles fossem atendidos.

Mas e as festas de aniversário?

Até hoje, não se sabe a data exata de quando os nascimentos começaram a ser celebrados. Ainda nos dias atuais, a comemoração é um costume ocidental nem sempre seguido por outros povos.

Embora não saibam exatamente quando a tradição surgiu no Ocidente, os historiadores sabem que a festa já era conhecida na Antiguidade. “Os romanos não apenas comemoravam o dia do nascimento como tinham um nome para a festa: dies sollemnis natalis”, diz o historiador Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas. “Há, por exemplo, um registro do século 2 em que uma cidadã chamada Cláudia Severa convida sua amiga Sulpícia Lepidina para a comemoração”, diz.

Outra tese que reforça a idéia de que foram os romanos os difusores dessa tradição é a existência de túmulos que registram com precisão o número de anos, meses e dias no sarcófago – o que indica que eles sabiam o dia exato do nascimento da pessoa.

Concluindo:

Independente da origem, o bolo de aniversário significa alegria para aquele que oferece assim como para aquele que saboreia.

Que todos tenham muitas doçuras e muita luz em muitos bolos de aniversários!

Imagens Divulgação – Texto: Célia Wada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: